sexta-feira , fevereiro 22 2019
Home / Veiculo / O que saber sobre gás natural veicular?

O que saber sobre gás natural veicular?

A opção de gás natural veicular chegou para trazer conforto e economia para os condutores. Mas é necessário conhecer um pouco mais a respeito desse assunto para prestar atendimento aos clientes, ou instalar um desses kits em um veículo.

O GNV ficou conhecido como o combustível do futuro, e representou um grande passo no mercado de gases veiculares. Ele é composto basicamente de hidrocarbonetos leves, e entra em estado gasoso em temperatura ambiente e sob pressão.

A sua adoção tem um grande apelo ambiental, porque ele é bem menos poluente do que os demais. Nesse artigo vamos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre gás natural veicular.

Entenda tudo o que você precisa sobre gás natural veicular

A maior vantagem desse gás é que ele é de aspecto natural. Sua coleta acontece em rochas porosas localizadas no subsolo, e a sua queima não emite monóxido de carbono.

Ele tem sido cada vez mais procurado como uma alternativa de combustível, substituindo muitas vezes o álcool ou a gasolina. Os hidrocarbonetos que compõem o gás natural veicular são, basicamente, o metano e etano.

  • Redução de gases poluentes:

Estudos apontam que a utilização do GNV emite pelo menos 65% menos de poluentes. Por isso ele é considerado o mais adequado para países que pretendem revolucionar as questões ambientais.

  • Economia:

Além disso, esse gás é muito mais barato do que a gasolina ou o álcool, gerando uma grande economia para o bolso do consumidor. Ele também dura muito, considerando que um metro cúbico desse componente (equivalente a 1 litro de álcool) pode durar 13 quilômetros de percurso.

Todos os carros podem usar o GNV para rodar?

Apesar de ser tão vantajoso, para que um veículo faça uso do gás natural veicular ele deve passar por uma adaptação. Para isso, o condutor deverá levar o carro a um local especializado.

O custo para tal conversão é alto, mas acaba compensando pela grande economia gerada por esse modelo de combustível.

  • Adaptação:

O carro receberá um cilindro especial que será responsável por armazenar o GNV. Esse cilindro passa por diversos procedimentos de segurança antes de ser instalado.

Ele é submetido a altas temperaturas e recebe camadas de substâncias especiais que garantem a sua durabilidade e total vedação.

É fácil encontrar esse combustível no mercado?

Tem se tornado cada vez mais comum a comercialização do GNV desde que a sua utilização foi oficialmente autorizada no Brasil.

Os motoristas são incentivados a usar esse componente, e o governo chegou a oferecer descontos no IPVA para o condutor que fizesse essa opção. Para tanto, o veículo deve ter passado pela adaptação, e é necessário andar com o comprovante dessa transição sempre no carro.

A não comprovação de que o veículo está devidamente equipado para receber o GNV poderá acarretar em multa, pontos na carteira de habilitação e até mesmo apreensão do veículo.

  • Postos menos agressivos:

Podemos destacar também outro benefício ambiental oferecido por esse combustível. Os seus postos para extração são bem menos agressivos, e não degradam a região em que estão instalados.

Tudo isso faz com o gás natural veicular seja um verdadeiro amigo dos ambientalistas, e uma aposta muito assertiva para quem quer junta consciência sustentável e economia financeira.

Para fazer a adaptação do carro, é necessário que um profissional habilitado realize o processo.

A Mecânica 2000 oferece publicações tecnicas automotivas em mecânica que podem capacitar você para o mercado nas mais variadas especialidades. Acesse o site e saiba mais a respeito.

O gás natural veicular já é uma realidade no Brasil, e quem quer se manter atualizado no mercado precisa dominar tudo sobre esse gás amigo do meio ambiente e do bolso do consumidor. Leia também nosso conteúdo sobre dicas de como conferir o alinhamento de um carro.

 

 

 

 

 

 

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *