sábado , abril 20 2019
Home / Sistema elétrico / O que saber sobre motores a diesel

O que saber sobre motores a diesel

Muitas pessoas quando estão prestes a escolher um veículo têm dúvidas sobre o que saber sobre motores a diesel!

Veículos como SUVs e picapes são as que possuem esse tipo de motor e na hora de escolher o veículo a dúvida mais comum é conseguir identificar as principais diferenças, vantagens e até mesmo desvantagens dessa opção!

Mas, isso não se aplica somente ao consumidor final! O entendimento acerca dessa questão também deve ser levado em conta por quem tem como profissão o segmento da tecnologia automotiva!

O caminho mais adequado é sempre procurar saber como é de fato o funcionamento desse tipo de motor e até mesmo saber como comparar as eventuais necessidades do motorista em questão – no caso, seu cliente.

Para que você seja um porta-voz e ajude o seu cliente a tomar a decisão mais assertiva ou para orientá-lo diante de manutenções e dificuldade, confira algumas informações valiosas sobre esse aspecto!

o que saber sobre motores a diesel – é preciso entender as diferenças provenientes desse tipo de motor!

É importante ter em mente o que diferencia o motor a diesel do motor a gasolina! Esse é um aspecto realmente fundamental!

O motor a gasolina funciona por meio do sistema Otto – que é de quatro tempos! Em primeiro momento, para esse tipo de motor, a válvula de admissão tende a acolher uma mistura entre o combustível e o ar.

Quando essa mistura é comprimida pelo pistão do veículo, a temperatura atingida pode chegar a 450 ºC. É nesse momento que há a receptação de fagulhas da vela para que a queima ocorra.

Tal explosão faz com que o pistão seja empurrado para baixo, e quando acontece a volta, todos os resíduos tendem a ser eliminados por meio da válvula do escapamento – e aí é fechado o ciclo!

O ponto é que todo esse processo não ocorre no motor a diesel! E por isso é preciso ficar atento às diferenças!

Entenda as diferenças mais evidentes do motor a diesel!

As diferenças mais evidentes já podem ser amplamente percebidas logo na admissão. Isso porque a mistura não acontece nesse tipo de motor, havendo somente o ar!

Nesse caso, o ar apenas deve ser comprimido chegando em uma temperatura de até 800 ºC.

É justamente nesse momento que o combustível (o diesel) deve ser injetado, e uma pressão aproximada de 200 bar.

Quando acontece o contato do diesel com o ar já comprimido em uma temperatura tão elevada já é possível acontecer prontamente a queima, ocorrendo portanto a combustão.

Essa combustão acontece com uma elevada força de expansão, que consegue empurrar o cilindro para o ponto inferior máximo.

Nesse caso, o ciclo é totalmente fechado e o pistão pode voltar a subir de forma que os resíduos sejam totalmente expulsos por meio da válvula do escapamento!

Mas, essa não é a única diferença do motor a diesel! Outro ponto que merece destaque é a taxa de compressão, bem como a força da explosão e até mesmo o tempo de expansão!

De maneira geral, pode-se dizer que o principal diferencial entre os dois motores consiste na força do veículo. Em geral, o motor a diesel sempre terá um torque superior, conseguindo garantir uma maior força em velocidades menores.

Guarde essas e outras informações com você!

No site Mecânica 2000 Automotive Online você tem acesso a uma série de conteúdos e informações valiosas para compor a sua experiência com tecnologia automotiva!

Há inclusive como um dos destaques um produto que visa contribuir ainda mais com relação aos conhecimentos do motor a diesel.

Com sua aquisição, você pode ter acesso a manuais, vídeos, tabelas e diagramas elétricos destinados a um programa de treinamento eficiente e dinâmico!

Agora que você entendeu o que saber sobre motores a diesel, não deixe de ler o artigo: Eletroeletrônica: como agregar mais conhecimento?

 

 

 

 

 

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *