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Osciloscópio: mais um desafio para o mecânico!

Não dá pra ver a eletricidade com os olhos!  O diagnóstico de falhas em sistemas elétricos e eletrônicos não é tão intuitivo. A mera inspeção visual em um sensor ou em um atuador muitas vezes não ajuda em nada.  A menos que esteja saindo fumaça, cheirando queimado ou quebrado!

Você já deve saber que o multímetro automotivo é o equipamento que permite “enxergar” a eletricidade, transformando em  números observáveis a corrente elétrica, a tensão elétrica, e outros parâmetros elétricos. De certa forma, o multímetro automotivo vem, ao longo dos anos, revolucionado o método de diagnóstico de falhas, executado pelas Oficinas Mecânicas.

Agora, em sintonia com a modernidade, entra em cena, de forma mais ostensiva, o Osciloscópio.

E pra que serve esse novo equipamento? Simples: a questão é que o multímetro só mede sinais elétricos que variam seu valor de forma “lenta” ou que, no máximo, apresentam oscilações bem comportadas. É o caso do sensor de temperatura, do potenciômetro, do acionamento dos eletro-injetores ou dos disparos de ignição.

Acontece que, nos veículos atuais, as informações de controle dos sistemas trafegam sob a forma de sinais elétricos cada vez mais complexos. Não é mais “ON-OFF”. Agora, a resistência de aquecimento da sonda lambda é acionada por sinal modulado. O sinal de acionamento do eletroinjetor tem forma de onda complexa, o eletroinjetor de partida a frio é acionado por sinal PWM, o diagnóstico da sincronização do motor é feito por comparação de ondas!

Bem vindo ao mundo dos sinais modulados, das ondas complexas, e dos sinais digitais protocolados. Bem vindo à nova era da reparação automotiva! Se ainda não conhece, você precisa conhecer o Osciloscópio! O equipamento de diagnóstico que identifica a forma de onda dos sinais dos atuadores e dos sensores, tornando o diagnóstico mais simples e a falha mais perceptiva.

Mais essa pra você! Use suas reservas de energia, aprenda um pouco mais e ingresse nessa importante área da reparação. https://www.mecanica2000.com.br/produto-detalhe/94/osciloscopio

Veja abaixo um pequeno resumo das aplicações dos equipamentos de diagnósticos eletro-eletrônicos:

  Caneta de polaridade Identificação de positivo, negativo ou ausência de sinal. Presença de pulsos de tensão.
 

Multímetro automotivo

(AC/DC)

Medições de tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica, frequência elétrica, largura de pulso, porcentagem positiva ou negativa do pulso, teste de diodos.
  Osciloscópio automotivo Medição de tensão elétrica, gráfico online da forma da onda de tensão (aplicável a todos os sensores e atuadores do motor). Identificação de tempo e amplitude dos sinais.
  Scanner automotivo Leitura de informações que transitam no Módulo de Comando (MC) sob a forma codificada (protocolos). Identificação de códigos de falhas armazenados. Acionamento de atuadores.

Plataforma online Mecânica 2000, para reparadores e entusiastas no segmento automotivo: http://www.mecanica2000.com.br

 

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